terça-feira, 28 de agosto de 2012

Em Assembleia Geral dos professores da UFG (714 professores assinaram a lista de presença) os professores decidem pela manutenção da greve

Aos que acompanham as Assembleias da UFG, comunicamos que continuamos em greve. Nossa próxima Assembleia foi pré-agendada para o dia 11/09/12 com possibilidade de ser antecipada pelo CLG.

O local aprovado em Assembleia para a próxima, é o Centro de Eventos.

Foram 714 professores assinantes e a votação sobre a manutenção da greve ficou assim:

362 a favor
302 contra
04 abstenções
02 votos anulados


A Ata da Assembleia será publicada posteriormente e também será enviada para os e-mails dos professores. A Assembleia foi transmitida ao vivo e também foi gravada para arquivo do CLG.

27 comentários:

  1. Isso eh uma vergonha!!! Sou pai de família também e vivo com um salário mínimo , vocês já tivéram o aumento solicitado e estão querendo agora arrumar o plano de carreira . Criem vergonha e voltem a trabalhar ,vocês nao fizeram um juramento , quando pegaram o canudo , em atender a sociedade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larga de ser alienado... só porque a sua situação de vida é ruim não quer dizer que os outros não devam buscar melhoras. E educação é coisa séria, a greve não beneficiará só aos professores, mas a todos os alunos e funcionários também. Nem o professor mais apaixonado por sua profissão trabalharia de bom grado e satisfeito com o plano de carreira sugerido. O juramento que fizeram também implicava buscar melhores condições de trabalho,então não estão agindo antagonicamente ao que juraram.

      Excluir
    2. Esse comentário se da por pessoas que somente se informam por tv e radio, alienado, concordo plenamente com a greve, msm não sendo uma coisa boa para mim no momento, mais o professor merece sim condições de trabalho e remuneração melhores do que estão tendo, o governo aliena a mídia, fazendo com que a situação se distorça a favor do governo

      Excluir
    3. Discutir com grevista é igual discutir de religião com fanáticos, não existe argumento q os convença ou explique por você não apoia. Qualquer pessoa q seja contra a greve é ALIENADO senhores? vtc...

      Excluir
    4. Thyago Ferreira,

      não existe a categoria Professor Grevista. Particularmente não conheço nenhum professor que não é contrário a greve. Aliás, se você for para as reuniões do Comando você verá claramente que nenhum deles faz greve pela greve. Eles dizem, claramente, que a greve é prejudicial para TODOS. E que é uma pena que existam tantas greves na Educação no Brasil.

      E, particularmente, não penso que quem pensa diferente de mim é alienado. E ser contra a greve não é ser alienado. Se alienado, a meu ver, é usar argumentos da TV Globo para dizer que é contra a greve. Mesmo pq a TV não diz os fatos, ela interpreta os fatos de acordo com o próprio interesse e publica.

      Mas uma pessoa que tem massa cinzenta assiste TV e entende que a TV tem o hábito de manipular de acordo com seus interesses.

      E eu conheço pessoas que sabem argumentar contra a greve dentro do movimento grevista.

      Sei que você e muitos que lerem, poderão me rotular de LEGALISTA... mas greve é igual aborto, tem horas que é necessário e urgente. Por isso o direito de greve existe, assim como o direito de aborto existe, todos são feitos por pessoas responsáveis em casos extremos.

      E uma greve é mantida pela maioria, não pela minoria. 714 professores foram para a Assembleia de 28/08. É mais gente nas Assembleias do que na votação eletrônica promovida pelo plebiscito on-line na UFG.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Isso já está se tornando um abuso de poder por parte de vocês professores!

    Estou há mais de 3 meses sem aulas, e quero ver como os dinâmicos doutores aí irão repor todo esse tempo perdido. Reposição sempre é inferior ao período de aulas normais, e pelo tempo de greve, essa deve ser pior ainda! Quero ver a bagunça que serão as aulas entre Natal/Ano Novo, próximas ao Carnaval, e na pior das hipóteses, até no mês de Julho de 2013.

    Engraçado muitos professores aceitarem continuar com o Processo Seletivo 2012/02 em meio àquela polêmica toda do início greve no meio do ano. Mas é claro, precisavam do dinheiro da correção das provas! E hoje, as matrículas dos candidatos aprovados estão suspensas, já que ninguém da Universidade tem nada a ganhar com isso.

    Fora que as aulas da Pós-Graduação de muitos cursos fecharam o 1º semestre normalmente, e já até iniciaram suas atividades referentes ao 2º.

    Como um antigo Professor contrário à greve me disse: os mais prejudicados, só são vocês, os alunos da graduação. E infelizmente vejo que ele estava mesmo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio UFG,

      particularmente não conheço nenhum professor que não é contrário a greve. Aliás, se você for para as reuniões do Comando você verá claramente que nenhum deles faz greve pela greve. Eles dizem, claramente, que a greve é prejudicial para TODOS. E que é uma pena que existam tantas greves na Educação no Brasil.

      Saudações de uma ex-aluna que não olhava para o próprio umbigo quando o assunto era greve e que teve a formatura adiada em meses!!! De 02/02 para 28/07! E que na ocasião se manifestou a favor das reivindicações dos professores em greve, que é o contrário de professor grevista.

      Excluir
  4. Agendar a próxima Assembleia para o dia 11 de setembro é um ato irresponsável de todos os professores que apoiaram tal ideia.
    A UFG não é uma ilha isolada. Devemos satisfação de nossos atos à sociedade e principalmente aos nossos alunos. Estes, como poucos alegam (aí me incluo), serão sim prejudicados, pois o tempo que passou não volta. Por exemplo: a aula que iria desenvolver com meus alunos no dia 28 de agosto de 2012 nunca mais poderei realizar e, mesmo que um dia a fizesse eu apenas estaria trabalhando tardiamente algo que já deveria ter sido aprimorado.
    Assim, é inexplicável e intolerável marcar a data da próxima Assembleia para o dia 11 de setembro. Como também o é explicar que estamos lutando para que qualquer professor universitário possa chegar ao topo da carreira ganhando em torno de 17.000,00 R$ só dando aula (evolução só por tempo de serviço). Mesmo as Universidades Federais sendo conhecidas e reconhecidas pela produção de conhecimento, já é difícil conseguir apoio da sociedade às nossas reivindicações imaginem como será ainda mais se só sermos "conhecidos" como dadores de aulas!
    Luiz Gonzaga Roversi Genovese IF-UFG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e assino embaixo.
      Anderson Soares INF-UFG.

      Excluir
    2. Também concordo que é uma irresponsabilidade sem tamanho, pois o orçamento já foi encaminhado para o Congresso. Infelizmente estou longe, a ata não foi publicada, por isso não sei pque esta data. Alguém pode me dizer?
      Professora Diane Valdez - FE UFG

      Excluir
    3. Orçamento!? Povo não se informa mesmo! Mal sabe como funciona o processo... O dia 31 é o prazo para encaminhar o documento que é só um proposta de divisão da fatia do dinheiro para cada ministério. Projeto de Lei regulamentando o aumento, Medida Provisória, até o momento nada! O que o governo assinou com o PROIFES pode ser revertido a qualquer momento e emendas no orçamento de 2013 podem ocorrer até o final do ano! Basta o executivo acionar sua bancada...

      Excluir
    4. Caros Luiz Genovese, Anderson Soares e Diane Valdez

      A Assembleia com 714 professores votou pela continuidade da greve... a próxima Assembleia também foi votada para o dia 11/setembro...

      Mas vocês só leem o que interessa, não é? Caso contrário teriam lido que o CLG pediu que fosse votado a possibilidade de adiantamento da próxima Assembleia e o plenário aprovou isso. Na postagem está destacado: "11/09/12 com possibilidade de ser antecipada pelo CLG."

      E, se estão lembrados, a proposta do CLG para Assembleia era 05/09/2012. Perdeu na votação. Assim como na votação da Assembleia passada a proposta de Assembleia do CLG era 23/08 e a que ganhou foi 28/08/12.

      Aguardem os fatos e lembrem-se de algo igualmente importante. Foi apresentado lá a ideia de seguir as convocações para as Assembleias de acordo com o CNG. E sim, o CLG não está, pelo menos pelo que vi e presenciei, defendendo greve infinita. São sensatos o suficiente para OUVIR a base e respeitar o movimento NACIONAL. Por favor, ao invés de ficar aqui com esses comentários, vão para as reuniões do CLG e argumentem, perguntem, lá não tem bicho papão.

      Saudações respeitosas as opiniões divergentes, mas não concordo com os meios usados para manifestação. Ainda bem que o CLG, mais uma vez, é democrático e sequer censura publicações antes de "aprová-las" como é comum em muitos blogs.

      Vão para a reunião do CLG. Pelo que fiquei sabendo, a próxima é segunda-feira, às 14h30, na FE/UFG.

      Excluir
    5. Quem é Coisas miúdas ou graúdas? Só para saber...

      Excluir
    6. Cara professora Diane Valdez, é só clicar no link. Não sabemos mais do que o que aparece para todos que acessam a nossa página.

      Saudações,
      Secretaria CLG

      Excluir
    7. Caro colega Luiz Genovese.

      Algumas pessoas têm espalhado a falsa informação de que na carreira defendida pelas 50 greves ainda em andamento a progressão seria apenas por tempo de trabalho. Não acredite nelas: a divergência é sobre a quem compete avaliar e quais serão os critérios. Quanto à questão dos R$17.000, o problema principal também não é quanto ganharemos no final da carreira, embora isso também pese. O fato é que a carreira do acordo PROIFES-MPOG é cheia de problemas, com prejuízos inclusive para a qualidade do trabalho acadêmico.

      Para uma reflexão séria sobre esses problemas, recomendo que você leia a carta que entreguei aos senadores da Comissão de Educação do Senado no último dia 29 de agosto. Eis o link:

      https://dl.dropbox.com/u/72063711/Greve%20Nacional%202012/Carta%20aberta%20aos%20parlamentares%20do%20Congresso%20Nacional.pdf

      Cássio Tavares
      FL - UFG

      Excluir
  5. Caramba!!! Com essa demora existe possibilidade de perdermos os semestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Alex. Todo o calendário será reformulado. Existe atraso sim, mas não haverá perda de semestre. Os professores não tiveram os pontos cortados, portanto as aulas são repostas, integralmente.

      Excluir
  6. Pior, é ver esses professores com viés de esquerda ultra-socialista argumentando para salários de R$ 10.000,00 --- R$ 17.000,00 enquanto UM TERÇO DA POPULAÇÃO GANHA SALÁRIO MÍNIMO [1]. Você acha que esse aumento vai vir de onde? Do vácuo? Vai vir da vaca leiteira, mais conhecida como contribuinte brasileiro, que ganha cada vez menos para sustentar essa elite parasita que é o serviço público brasileiro!

    [1] http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1082356-um-terco-da-populacao-recebe-salario-minimo.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal... eu sou professor substituto (Assistente 1) da UFG, com mestrado na USP, em regime de 20 horas, ganho aproximadamente 2100 reais (com alimentação e vale transporte)... dá uns 3 salários mínimos e uns quebrados...

      Sugiro começar a ler dados do ministério do planejamento para ver como as coisas funcionam nesse mundo, prezado bacharelando em biologia e/ou áreas afins =)

      Excluir
    2. Aluno ICB UFG

      Estive no ICB II e no ICB I essa semana e ouvi dos professores de lá e também de alunos pesquisadores eu tem muita coisa na infra-estrutura que precisa ser melhorada urgentemente. Não sei se você faz pesquisa, mas se faz, sabe que vocês correm sérios riscos e que os professores do ICB sabem disso.

      Outra coisa que você deveria ver é o seguinte: o fato de a população ganhar o insuficiente para ter vida com qualidade não é argumento para criticar a greve dos professores que é antes de tudo pela Carreira.

      Saudações de uma ex-aluna que não olhava para o próprio umbigo quando o assunto era greve e que teve a formatura adiada em meses!!! De 02/02 para 28/07! E que na ocasião se manifestou a favor das reivindicações dos professores em greve, que é o contrário de professor grevista.

      Já que você gosta de indicar link, indico um para você: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/salario-minimo-deveria-ser-de-r-2-383-28-diz-dieese

      Você verá que o professor Peterson recebe MENOS que o salário mínimo indicado pelo Dieese.


      Com base no maior valor apurado para a cesta no período, de R$ 283,69 em São Paulo, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ter sido 3,83 vezes maior do que o piso vigente no Brasil, de R$ 622,00.

      Excluir
  7. Qualquer um que tenha assistido a assembleia viu que a mesa que a conduziu foi muito confusa. Havia três propostas a serem votadas e acredito que a terceira (manter a greve até dia 31 e fazer indicativo de fim de greve para o dia 3, em nova assembleia, teria ganhado). Muitos votaram pela continuidade da greve porque encaminharam que logo depois votariam até quando e fariam um indicativo de fim. Mas depois que os "grevistas" ganharam, eles fizeram questão de ordem e falaram que a greve ganhou e não tem mais que votar nada de indicativo. Uma vergonha. E pra quem duvida, basta solicitar para ver a gravação. Foi muito claro. Meu voto foi mudado! Meu voto foi mudado!!!


    E agora com o Sinasefe fora, pelo menos deveriam reconhecer que o movimento perdeu força e deveriam antecipar a nova assembleia, para voltar dia 10, igual a grande maioria (se não todos) vão fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,


      a proposta do CLG para Assembleia era 05/09/2012. Perdeu na votação. Assim como na votação da Assembleia passada a proposta de Assembleia do CLG era 23/08 e a que ganhou foi 28/08/12.

      Outro fato importante que você precisa considerar é esse: o CLG pediu que fosse votado a possibilidade de adiantamento da próxima Assembleia e o plenário aprovou isso. Na postagem está destacado: "11/09/12 com possibilidade de ser antecipada pelo CLG."

      Saudações e vamos acompanhar o movimento nacional... ninguém é louco de querer greve pela greve. Se os Comandos estão indicando a greve até agora é pq existe trabalho e existe a possibilidade de colher os frutos desse trabalho.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Prezado Leandro,


      Estive presente na Assembleia e vi tudo transcorrer dentro da ética e da democracia. O que prevaleceu foi a vontade da maioria. Ninguém foi forçado a votar pela contiuidade da greve. Os professores, em sua maioria, entenderam que a conjuntura era favorável à reabertura de negociações. Como prova do que estou dizendo, veja a reportagem nesse mesmo blog da visita de alguns professores à Brasília. Alguns deles conseguiram falar com senadores e deputados. O CLG tem trabalhado diuturnamente para conduzir a greve da maneira mais ética e respeitosa possível. Se há aqui algum grupo que tem desrespaitado os professores da UFG, esse grupo não é o CLG. Se você quer contribuir com o movimento e trazer melhorias pra nossa categoria, venha participar conosco das reuniões do CLG. Tenho certeza que você será muito bem vindo!

      Excluir

      Excluir